

Se suas unhas estão constantemente fracas e quebradiças, é importante procurar o médico para descartar a Síndrome das Unhas Frágeis: uma condição que geralmente é provocada devido a traumas frequentes nas unhas, como roê-las, diabetes, anorexia/bulimia, tocar instrumentos musicais, gestação e vários outros fatores.

A psoríase ungueal, afeta as unhas das mãos e dos pés. Ela provoca o crescimento anormal das unhas, provocando engrossamento, escamação, perca de cor, manchas, depressões puntiformes e até descolamento.Os fatores que contribuem para o surgimento da psoríase ungueal consistem tanto na genética como em fatores ambientais.

A Síndrome das Unhas Amarelas é uma condição médica muito rara e que é caracterizada por alterações distróficas e de coloração das unhas, linfedema e derrame pleural. Algumas condições físicas de saúde também podem provocar o amarelamento das unhas, por isso é sempre importante buscar o médico, pois suas unhas podem revelar problemas em outros órgãos.

O aparelho ungueal está sujeito a várias patologias em que muitas vezes é necessário recorrer a cirurgia, pois essas patologias podem causar dores e desconfortos, dentre elas, a conhecida "Unha Encravada" (onicocriptose). É importante sabermos que o profissional que cuida das unhas é o Dermatologista, por isso, sempre que houver qualquer problemas na unha, procure o médico.

A onicocriptose, mais conhecida como unha encravada , é quando a unha cresce em direção à pele e causa inflamação. Muitas pessoas sofrem com a persistência da unha encravada. A maioria das pessoas recorrem à pedicure que faz o corte lateral da unha, mas o que quase ninguém sabe é que quando se tem uma unha encravada, deve-se procurar o Dermatologista.

Na dermatologia, a biopsia das unhas é geralmente requisitada quando há dúvida no diagnóstico da doença cutânea ou quando há necessidade da remoção de alguma lesão benigna ou maligna. Pacientes que possuem um histórico recorrente de alterações ungueais e que não respondem aos tratamentos prescritos, são candidatos a realizar a biópsia para analisar com precisão os fatores que vem causando a reincidência do problema.


