

A psoríase é uma doença de pele crônica e cíclica, ou seja, ela surge periodicamente e desaparece. Apesar de não haver uma causa definida, ela está relacionada ao sistema imunológico do paciente, como também causas genéticas.

A hiperidrose é uma disfunção do organismo que provoca a sudorese excessiva. Esta doença pode causar constrangimento no paciente e até baixa auto-estima. As áreas mais afetadas são: axilas, mãos, pés rosto e couro cabeludo. O tratamento depende do grau de hiperidrose que o paciente sofre, mas são eles: uso específico de transpirantes de tratamento, aplicação de toxina botulínica, medicamentos, curetagem e até cirurgia.

A Erisipela é uma infecção cutânea (atinge o tecido celular subcutâneo). O micro-organismo se aproveita de portas de entrada, como ferimentos que não receberam os devidos cuidados de higiene. Os sintomas mais comum são: febre alta acompanhadas de calafrios, dor de cabeça, náusea, vômito, feridas vermelhas e doloridas na pele, sensação de queimação na região da ferida e manchas vermelhas na pele. Ela pode ser facilmente tratada com a prescrição de antibióticos.

Doença inflamatória que acomete a pele, unhas, couro cabeludo e da boca e região genital. Os sintomas se dão por pequenas lesões avermelhadas, contendo pequenas listras brancas, aspecto enrugado, coceira e inchaço. O diagnóstico é feito por meio de biópsia e se trata de uma doença crônica.

Acontecem devido a infecção causada por fungos. Elas se caracterizam por manchas esbranquiçadas e que se espalham pelo corpo, mas não coçam. Este fungo vive na pele humana, no entanto, a baixa imunidade é que faz com que as manchas apareçam, ocasionando assim a micose.

Cistos são coisas comuns, principalmente em nossa pele. Em geral, costumam ser benignos e se apresentam em forma de nódulos visíveis e palpáveis. Em alguns casos pode apresentar dor, cor amarelada e até secreção purulenta. Para descartar malignidade dos cistos, é importante procurar o dermatologista para um exame detalhado.

Há quem as achem charmosas, mas em muitos casos, as pintas são mais do que um sinal na pele: elas podem ser um câncer de pele. Pintas que mudam de cor, tamanho, formato e apresentam sangramento, pode ser câncer de pele, por isso, é importante sempre procurar o dermatologista em caso de alteração nas pintas e para então removê-las.

Vitiligo é uma doença que provoca a perda da coloração da pele, provocando lesões cutâneas de hipopigmentação (manchas brancas) por todo o corpo. Elas ocorrem devido a deficiência de melanócito nas regiões afetadas.
Vale ressaltar que Vitiligo não é transmissível e não traz prejuízo a saúde do paciente.


